unraccord

Andrei Tarkovski e a essência das coisas



fotogramas do filme "Andrei Rubliov" (1966)




O verdadeiro mal do nosso tempo é já não existirem grandes mestres.


Discurso de Domenico (Erland Josephson)
Personagem do filme Nostalghia (1983)
de Andrei Tarkovski [1932 – 1986] 
Argumento de Tonino Guerra

Qual antepassado fala em mim?
Eu não posso viver simultaneamente 
na minha cabeça e no meu corpo. 
Por isso não consigo ser uma única pessoa. 
Posso sentir-me uma infinidade de coisas ao mesmo tempo. 
O verdadeiro mal do nosso tempo é já não existirem grandes mestres. 
O caminho do nosso coração está coberto de sombra. 
É necessário escutar as vozes que parecem inúteis. 
É necessário que nos cérebros ocupados pelos longos tubos de esgotos, pelas paredes das escolas, pelo asfalto e pelas práticas assistenciais. 
Entre o zumbido dos insectos. 
É necessário encher os ouvidos e os olhos de nós todos,
de coisas que estejam no início de um grande sonho. 
Alguém deve gritar que iremos construir as pirâmides. 
Não importa se não as construirmos é necessário alimentar o desejo.
Devemos esticar alma de todos os lados como se fosse um lençol dilatável ao infinito.
Se quiserem que o mundo evolua, temos de estar de mãos dadas, 
devemos misturar-nos, os que se definem saudáveis e os doentes. 
Vocês sãos! o que significa a vossa saúde? 
Todos os olhos da humanidade estão a olhar para o precipício, para o qual estamos todos a nos dirigir. 
A liberdade não serve, se não têm a coragem de nos olhar nos olhos, 
de comer connosco, de beber connosco, de dormir connosco. 
São os chamados saudáveis que têm levado o mundo à beira da catástrofe. 
Homem, escuta!
Em ti água, fogo e depois cinza e os ossos dentro da cinza.
Os ossos e a cinza!
Onde estou, quando não estou nem na realidade?
E nem na minha imaginação?
Faço um novo pacto com o mundo: 
Que haja sol de noite e neve em Agosto. 
As coisas grandes acabam, são as pequenas que duram. 
A sociedade deve voltar a ser unida e não tão fragmentada. 
Seria suficiente observar a natureza, para perceber que a vida é simples
e que é necessário regressar ao ponto anterior onde enveredamos pelo caminho errado! 
É necessário voltar às bases fundamentais da vida, sem sujar a água. 
Que raio de mundo é este, se é um louco que vos diz, que devem ter vergonha.
Oh, Mãe! 
Oh, Mãe!
O ar é algo de leve que anda à roda da cabeça
e torna-se mais clara quando ris.

(quem souber traduzir melhor este "poema" do filme que o faça e partilhe)


link para o texto "Andrei Tarkovski e a essência da arte"