unraccord

Entre Imagens





Provavelmente, aquele que é o melhor programa em exibição pública na televisão portuguesa "Entre Imagens" passa às segundas-feiras, na RTP 2 pelas 20:55 (serviço público de televisão são programas desta qualidade). É o programa que me fez regressar a ver televisão a horas marcadas, ainda que esteja disponível para ver mais tarde na RTP Play.
Dos 2 episódios desta série documental (13 no total) à volta da fotografia, que até agora foram exibidos, imediatamente se percebe o rigor desta produção da imagem ao som. Agrada-me que seja a voz do fotógrafo/artista que se ouça a falar do seu trabalho, obra e percurso artístico, assim como ver filmado o modus operandi de cada um destes criadores. Certamente, ficará como uma série documental de referência para a fotografia e arte portuguesas. Quando terminar a exibição pública na TV, todos os que gostam e vivem da e na fotografia ficariam agradecidos com uma edição em DVD desta excelente série documental. Disponibilizar mais informação online com a lista dos 13 participantes na série e uns videos/teasers não bloqueados para se efectuar uma divulgação pela web em blogs e outros websites seria óptimo para propagar o reconhecimento e alcançar um sucesso que me parece merecido.
Foram exibidos os programas dedicados a António Júlio Duarte, Edgar Martins, José M. Rodrigues (hoje) e os próximos serão sobre Gabriela Albergaria, Augusto Brázio, José Luis Neto, João Tabarra, Pedro Cláudio, Patrícia Almeida, Paulo Catrica, Jorge Molder, Daniel Blaufuks e João Pina.
São estes e poderiam ser outros mais, todavia falta aqui o grande fotógrafo Paulo Nozolino.


"Entre Imagens é um projecto de Pedro Macedo e Sérgio Mah e que consiste numa série documental sobre 13 criadores cujo trabalho privilegia a prática do fotógrafo. Fazendo justiça ao carácter amplo e diverso da cultura fotográfica, a série pretende abordar diferentes campos estéticos e sociais da imagem, desde a arte ao foto-jornalismo, dos géneros do retrato às várias tendências da documentação da realidade quotidiana e do território.
Em todos os episódios, procura-se reflectir sobre o universo particular dos criadores (aqui entendidos como fotógrafos ou artistas visuais que trabalham predominantemente com o dispositivo fotográfico), com especial incidência em quatro vertentes fundamentais: percurso individual e influências criativas; metodologias e processos de trabalho; análise de imagens paradigmáticas; e atitudes e expectativas em relação ao panorama contemporâneo da imagem. Visa-se, deste modo, proporcionar um maior conhecimento e atenção sobre algumas das mais destacadas figuras da fotografia portuguesa Actual."