unraccord

Crónica de Anna Magdalena Bach

Chronik der Anna Magdalena Bach (Alemanha/Itália, 1968)
de Jean-Marie Straub e Danièle Huillet.
Com Gustav Leonhardt, conceituado músico e intérprete da música de J.S.Bach, no papel do compositor barroco e Christine Lang como Anna Magdalena Bach.

A primeira longa-metragem do casal Straub/Huillet é quanto a mim, o melhor filme que já vi sobre como filmar a interpretação musical.

"O ponto de partida da nossa Chronik der Anna Magdalena Bach foi a ideia de um filme em que a música de Bach não seria um acompanhamento nem um comentário, mas a matéria prima. [...] Também queríamos filmar uma história de amor que não se parece a nenhuma outra: uma mulher que fala do seu marido, que amou até à morte. É isto, a história: nenhuma biografia pode ser feita sem um ponto de vista exterior e aqui este ponto de vista é a consciência de Anna Magdalena Bach."

Jean-Marie Straub in Filmcritik nº 194  


 



 


A Cinemateca Portuguesa programou no ano de 1998 um ciclo retrospectivo da obra cinematográfica do casal Jean-Marie Straub e Danièle Huillet, acompanhado pela edição de um essencial catálogo.

O dedicado blog My One Thousand Movies iniciou um ciclo a divulgar a obra destes cineastas. Mais uma excelente iniciativa desta plataforma que funciona como um autêntica e valiosa arca de preciosidades cinéfilas.