unraccord

o seu nome é ORWELL, George Orwell

Na verdade o seu nome de baptismo é Eric Arthur Blair, nascido em Bengala, na Índia Inglesa, em 25 de Junho de 1903, morreu em Londres, em 21 de Janeiro de 1950.
em 1946 escreveu um texto profundamente actual e de leitura fundamental "A Prevenção da Literatura" agora publicado, juntamente com outros, pelos editores refractários da Antígona"Livros & Cigarros" com excelente tradução de Paulo Faria. Todos os outros textos são altamente recomendáveis, até para os não fumadores. Aqui fica um pequeno trecho: 


«Na nossa época, a ideia de liberdade intelectual está sob fogo cerrado de duas direcções diferentes. De um lado perfilam-se os seus inimigos ideológicos, os apologistas do totalitarismo, e, do outro, os seus inimigos práticos e imediatos, o monopólio e a burocracia. Qualquer escritor ou jornalista que queira conservar a integridade vê os seus desígnios coarctados pela tendência geral da sociedade, mais do que por uma perseguição activa. O género de coisas que jogam contra ele são a concentração da imprensa nas mãos de meia dúzia de ricos; o controlo dos monopólios sobre a rádio e a indústria cinematográfica; [...] No passado, pelo menos ao longo dos séculos de protestantismo, a ideia de rebelião e a ideia de integridade intelectual estavam intimamente mescladas. Um herético - no campo da política, da moral, da religião ou da estética - era alguém que se recusava a calcar aos pés a própria consciência.»